
O que seu chefe quer dizer quando escreve um e-mail para você com a famosa frase: “Conforme nossa última conversa…” ou quando um colega de trabalho solta essa: “Conseguiu ler meu e-mail?”. Será que na verdade seu interlocutor não gostaria de estar dizendo: “Estou tendo que reenviar a mensagem, por que você não se deu ao trabalho de ler meu e-mail!” ou mesmo “Dá pra responder o que eu te perguntei?”.
O e-mail e as mensagens de WhatsApp têm a incrível capacidade de esconder as reais emoções das pessoas.
Pra que vociferar ou gritar? Não é necessário colocar as letras em caixa alta. Basta escrever uma frase de duplo sentido e fica tudo bem! Existem diversas “pérolas” de comunicação que nunca dão a certeza da real intenção de quem está escrevendo uma mensagem.
Sempre fico com a pulga atrás da orelha quando alguém escreve para mim: “me corrija se eu estiver errado…”. Deus! O que a pessoa quer dizer com isso? Quer que eu a corrija ou simplesmente está pedindo para eu não contrariá-la? Como eu responso a isso???
Algumas falas de dois gumes são clássicas, e dão até uma sensação de que a pessoa está rindo quando escreve:
“Não sei se meu e-mail chegou para você, por isso, segue novamente…”
Ah! Você acha que a pessoa realmente pensa que o e-mail não chegou para você? Até parece! Ela está te dando um presta atenção! Você troca uma centena de e-mails com a pessoa e um deles não chega? Acha que é possível que, por alguma questão nefistofélica o e-mail tenha caído no SPAM? Não caiu! Melhor dizer: “Acho que você deve estar super ocupado, então te mando novamente a mensagem para facilitar sua vida”.
Receber uma mensagem em emojis é ainda mais surreal! Imagine que você pede desculpas por ter cometido algum deslize. Comenta que isso não vai mais acontecer e que ficará mais atento. Pede desculpas sinceramente. E como a pessoa responde?
Com um emoji de um “joinha”!
Se você receber um “joinha” como resposta, compreenda isso como uma declaração de guerra! É melhor responder, “Não adianta se desculpar, se prepare que vai ter volta! Vendeta!” . Tem muita gente que se comunica com emojis que não tem significado algum, só para confundir o interlocutor!
Imagine que você faz uma pergunta ao seu funcionário de como está o andamento do relatório e receba de volta o símbolo da “fadinha de asa verde”. Que raios significa a fadinha de asa verde? Por que os criadores do WhatsApp aceitaram colocar esse emoji de fadinha lá??? E aí a situação fica pior, você fica com receio de perguntar para a pessoa o que significa o raio da fadinha, pois corre o risco de passar a sensação de que está desatualizado. Capaz de te responderem com o emoji do “bonequinho amarelo rindo”. Rindo de você! A fadinha está rindo de você! Só pode ser isso! Estão te zoando e você tentando entender!
As “figurinhas” chegaram para arruinar de vez o entendimento das mensagens. Atire a primeira pedra quem nunca apagou algo no WhatsApp e viu a figurinha do Henri Cristo com a seguinte frase: “Deus viu o que você apagou”. Estão me zoando de novo? O que significa essa figurinha? Não podia ter apagado? Deus está lendo meu Whatsapp? Parece que tem sempre alguém esperando você apagar alguma coisa para colocarem essa figurinha. Alguém pode me explicar se apagar a mensagem é um pecado e por isso Deus está olhando? São muitas as dúvidas.
Por isso me questiono se, com tanta tecnologia, a comunicação está ficando mais fácil ou mais complicada.
Na época do telegrama, você pagava uma fortuna por cada letra, e as pessoas pensavam bem o que tinham que escrever para se fazerem inteligíveis e não dar margem à dupla interpretação. A comunicação ficou barata, gratuita, e se você não entender nada do que está lá, basta mandar um “joinha”, que fica tudo bem.
Alberto Roitman é Chief Chaotic Officer na Escola do Caos e nunca usou a fadinha de asa verde no WhatsApp.
Fonte: Linkedin
A BKR Business School não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).