*Maria Lilian Arraes Servin de la Mora Lú

Dias atrás fiz uma reunião com o time da Mango para apresentar todas as novidades e lançamentos que preparamos para 2021. Olhei o calendário e quase não acreditei que estávamos apenas em janeiro.

São tantos projetos incríveis que saíram do papel e estão sendo executados que a sensação que eu tenho é a de que já estamos em junho ou julho, rs! 

Planejamento estratégico: uma porta para o sucesso

Olhar agora e ver tudo isso se concretizando é muito satisfatório. Mas, sabe por quê estamos assim, a todo vapor? Porque no ano passado nós fizemos um planejamento estratégico para a nossa empresa, algo que serviria para nos guiar e orientar pelos próximos meses.

Conheço muitas organizações “perdidas” no meio de um furacão de tarefas e situações que ocorrem no dia a dia. Assim, elas são levadas pelas circunstâncias e, sem preparo algum, não conseguem agir nem colocar em prática suas propostas de crescimento e mudanças e, infelizmente, sonhos poderosos acabam sendo engavetados.

Estamos caminhando para o 2º mês do ano e eu te pergunto: Você sabe qual é a estratégia ideal para o seu negócio hoje? Quanto tempo você e sua equipe dedicam aos planejamentos mensais? Faz uma análise dos resultados e sabe como “recalcular a rota” quando algo sai do caminho e começa a dar errado?

Se você não sabe como responder isso, você não está sozinho. De acordo com a pesquisa delineada na Harvard Business Review , 85% dos líderes executivos passam menos de uma hora por mês discutindo estratégia e 50% não gastam nenhum tempo. E mais: a pesquisa também revela que, em média, 95% dos funcionários de uma empresa não entendem sua própria estratégia.

E a regra é clara: não adianta querer resultados se você não se organizou para atingi-los. Antes que uma organização possa colher os seus bons frutos, o planejamento deve ocorrer para garantir que tudo aconteça de forma ágil e executável .

Diante do que temos vivido, quero compartilhar o que é planejamento estratégico na prática  e como ele pode beneficiar sua organização.

O que é planejamento estratégico?

Um planejamento estratégico é um documento escrito que indica qual o caminho o seu negócio deve seguir. Ele estabelece os objetivos da sua empresa e explica por que eles são importantes. 

Esse processo é usado para priorizar esforços, alocar recursos de maneira eficaz, alinhar os líderes e colaboradores com as metas da empresa e garantir que esses objetivos sejam apoiados por dados e raciocínio sólido.

O processo de planejamento estratégico também ajuda a descobrir maneiras de melhorar o desempenho. Pode, por exemplo, gerar insights sobre como reestruturar sua organização para que ela possa atingir todo o seu potencial, seja desenvolvendo novos produtos, expandindo operações, alcançando novos segmentos de mercado ou resolvendo problemas organizacionais.

Conforme você expande seus negócios, um plano estratégico bem elaborado ditará como você responderá às oportunidades e desafios de todas as cores, formas e tamanhos.

É importante destacar que o planejamento estratégico é um processo contínuo – não uma reunião única. A maioria das pessoas pensa na estratégia como um evento, mas não é assim que funciona na prática.

Quando encontramos oportunidades e ameaças imprevistas, temos que responder. Às vezes respondemos com sucesso; às vezes não. Mas a maioria das estratégias se desenvolve por meio desse processo. Na maioria das vezes, a estratégia que leva ao sucesso surge por meio de um processo que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana em quase todos os setores. 

E chegar ao sucesso desses planos requer tempo, esforço e reavaliação contínua. Com a devida atenção, ele pode colocar sua empresa no caminho certo. Quer sua empresa seja pequena ou grande, ela pode se beneficiar com plano estratégico das seguintes maneiras:

1) Manter o foco

O ambiente de negócios está sempre passando por muitas alterações. Seja porque os clientes querem algo novo, ou porque os concorrentes estão inovando, você pode ter certeza de que sua empresa precisará se adaptar a uma variedade de circunstâncias imprevistas (olha aí o que aconteceu por causa da pandemia).

Claro que você pode responder a esses desafios mudando a forma como opera. Mas os esforços necessários para fazer essas mudanças podem desviá-lo de seus objetivos principais. Um plano estratégico, que estabeleça explicitamente suas metas, manterá você e sua equipe no caminho certo, apesar das mudanças que possam aparecer à frente.

2) Saia na frente da concorrência

O planejamento estratégico fornece à sua empresa um roteiro para se aprimorar e, consequentemente, superar a concorrência. Por exemplo, um plano que leva em consideração os pontos fortes e exclusivos do seu negócio, o coloca em posição de realizar o que seus concorrentes não podem.

Colocar no papel tudo o que a sua organização tem de bom, também pode ajudar a prever e identificar oportunidades potenciais, dando-lhe uma vantagem sobre seus concorrentes.

3) Ajuda a superar os problemas

Você pode gerenciar melhor as ameaças internas e externas aos negócios se tiver um plano estratégico que preveja essas ameaças. Antecipar reveses permite que você seja proativo em vez de reativo. 

Ser proativo limitará os danos potenciais de qualquer ameaça, protegendo assim as finanças e a reputação da sua empresa.

4) Permite acompanhar o desempenho e o crescimento

Ter um plano estratégico em vigor pode permitir que você acompanhe o progresso em direção às metas. Quando cada departamento e equipe entende a estratégia mais ampla de sua empresa, todo o caminho traçado pode impactar diretamente seu sucesso, criando uma abordagem de cima para baixo para rastrear os principais indicadores de desempenho.

Essas metas podem ser estendidas a unidades de negócios, departamentos, equipes e indivíduos. Isso garante que todos os níveis de sua organização estejam alinhados e possam impactar positivamente o desempenho dos seus negócios.

É importante lembrar que, embora sua estratégia possa ser abrangente e estruturada, ela deve permanecer ágil e precisa evoluir com os desafios e oportunidades que encontra. Esteja preparado para dinamizar seus KPIs conforme as metas mudam e comunicar os motivos da mudança para sua organização.

Planejamento de datas comemorativas para e-commerce

Durante um ano inteiro temos inúmeras datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Páscoa, Natal etc) que são oportunidades para você atingir ótimos resultados.

Então, se você souber se planejar com antecedência, e utilizar as estratégias certas para divulgar suas ações, você pode conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e vender muito mais!

E para te ajudar a ter um 2021 muito mais lucrativo e promissor, preparamos um e-book especial e interativo, que servirá como um guia ao longo do ano.

Separamos as principais datas comemorativas do comércio brasileiro, além de dicas incríveis para que você possa preparar o seu estoque, pensar na logística, organizar as estratégias com a equipe, criar promoções etc. 

Então, baixe agora mesmo o nosso calendário, coloque nossas sugestões em prática e colha ótimos frutos ao longo do ano! Clique aqui e faça o download grátis!

Maria Lilian Arraes Servin de la Mora Lú | CEO na Agência Mango


Fonte: Linkedin


A BKR Business School não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).