Saiba como se preparar e acompanhar a “revolução robótica” em curso.

Metade de todas as tarefas de trabalho será realizada por máquinas até 2025. A previsão está no relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) de 2021.

No documento, a organização afirma que a esperada “revolução robótica” vai criar 97 milhões de empregos em todo o mundo e destruir outros tantos, deixando alguns grupos sociais em situação de vulnerabilidade. Você sabe o que fazer para acompanhar essa revolução?

A capacidade das pessoas se relacionarem, se capacitarem, transitarem, gerar conflitos, lidar com pessoas e interpretar dados vai ser cada vez mais necessária a soft skill. Hoje em dia existe dificuldade de encontrar talentos, tem muitas vagas abertas.

Vou elencar pelo menos 5 competências indispensáveis para o líder do presente e do futuro:

1) Inteligência emocional

É um assunto que sempre gosto de colocar em primeiro lugar. A inteligência emocional reflete nossa capacidade de gerenciar emoções, o que impacta diretamente na forma como lidamos com os desafios e os conflitos. A inteligência emocional se divide em cinco áreas-chave: autoconhecimento, autogestão, motivação, empatia e habilidades sociais.

2) Gerir mudanças

A gestão de mudanças existe para ajudar negócios a planejar suas transformações, em vez de somente reagir a elas. Navegar nesse mar revolto das mudanças pode ser difícil, mas com planejamento e preparação, o barco não vai virar. E é aí que a implementação de uma gestão de mudanças pode ser a solução.

3) Gerir conflitos

A gestão de conflitos nas empresas é um conjunto de ações para alcançar a harmonia entre os funcionários — sem afetar a produtividade — solucionando divergências que surgem no ambiente de trabalho, decorrentes da reunião de pessoas com diferentes opiniões e personalidades.

4) Capacidade analítica

A capacidade analítica pode ser entendida como a competência de lidar com informações de naturezas diversas, mas que estão dentro de um mesmo contexto e estabelecem correlações entre si. Está relacionada à desconstrução de problemas ao romper o quadro geral de uma situação e identificar as questões relacionadas ao fato como possíveis tendências que possam se repetir. Aqui está relacionado à comunicação. Saber se comunicar é imprescindível para se ter uma capacidade analítica.

5) Accountability

Esse é um dos mais importantes fatores, por isso deixei pro final. O conceito de accountability se constrói nas seguintes ações: ver, assumir, resolver e fazer. Uma cultura que incorpore esses valores é aquela em que se ultrapassa a noção tradicional do trabalhador comum como aquele que cumpre ordens. Assim, ele é promovido a uma parte importante do resultado final com participação ativa no negócio, e principalmente consciência dessa participação e do seu valor para a empresa.

Pense em como você quer chegar nesse futuro que já se desenha com muitos desafios desde já.

Shana Wajntraub, psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense.


Fonte: administradores.com


A BKR Business School não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).